"Eu arranco-lhe o cabelo". É esta a resposta de Martim (nome fictício), 12 anos, numa troca de mensagens no TikTok. Pode soar a provocação, mas a naturalidade com que surge torna difícil ignorá-la.

Nos mais de 440 vídeos republicados, nos últimos dois meses, 30% das partilhas de Martim são frases misóginas, de cariz sexual. Grande parte delas objetificam mulheres.

[Todos os vídeos que se seguem foram partilhados por Martim. Alertamos para a linguagem utilizada.]

É na caixa de comentários deste vídeo que a criança de 12 anos surge, pela primeira vez, na investigação.

Analisámos nove centenas de comentários de publicações de caráter misógino, durante um mês.

Contactámos online mais de 60 rapazes, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos.

Os emojis de aprovação de Martim fazem parte dos 77 elogios nos comentários à mensagem de Numeiro de que os homens devem poder limitar a liberdade das mulheres.

A adesão de crianças e jovens aos discursos misóginos online não escolhe lugares: há testemunhos de Odivelas a Viseu; nem escolhe contextos sociais: são alunos de escolas públicas, mas também de colégios privados.

Não são novas as ideias sobre mulheres que dominam as redes sociais, a novidade está nas plataformas que as acolhem e maximizam. Manosfera é o nome dado à cultura digital que defende a subalternização das mulheres.

Os rapazes “sentem que os seus desejos e problemas não estão a ser escutados” e encontram na manosfera respostas “muito perigosas” que fomentam o ódio contra as mulheres, explica Jaime Tugayev, mestre em Psicologia da Educação, pela Universidade de Coimbra.

Martim deixa de responder menos de 48 horas depois da primeira mensagem.

Não chega a revelar as motivações que o levam a dizer que, quando tiver uma namorada, ela terá de fazer tudo o que ele, um rapaz de 12 anos, mandar.

Por outro lado, Martim não esconde a idolatria por Numeiro.

Numeiro não está a falar de camisolas, refere-se a mulheres.

Os perfis oficiais deste influencer de 27 anos somam mais de 750 mil seguidores no Instagram, 350 mil no TikTok e, pelo menos, mais 200 mil, divididos em contas paralelas de fãs que reproduzem o conteúdo de Numeiro.

Conhecemos agora o perfil de Afonso, fã confesso dos influencers Numeiro... e Ventura.

Afonso, 16 anos